A Higiene Oral é uma especialidade dirigida ao diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais tendo um papel determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades. Neste âmbito, intervém também a sua vertente pedagógica que através do ensino e demonstração de técnicas específicas contribui para a melhoria da saúde oral.
Uma boa Higiene oral é um fator determinante na prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral, caracterizando-se pela correta eliminação dos resíduos alimentares e impossibilitando a fixação nos dentes e nas gengivas de um conjunto de bactérias que, se não removidas, darão origem à formação de placa bacteriana e tártaro, as principais causas de cáries e doenças periodontais.
Para uma correta prevenção e manutenção, as visitas ao Higienista Oral devem ser regulares (no mínimo de 6 em 6 meses) e os cuidados diários aconselhados pelo médico/higienista devem ser seguidos. Estes cuidados incluem uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), o uso de fio dentário (pelo menos uma vez ao dia e preferencialmente à noite) e o recurso a elixires/colutórios.
Se apresentar sintomas como hemorragia ou dor nas gengivas durante a escovagem, mau hálito e sensibilidade constante, marque uma consulta com o seu médico/higienista.
Competências Gerais
Manutenção dos Tratamentos Efetuados
As idas regulares a consultas de Higiene Oral são fundamentais para manter a saúde oral e a integridade dos tratamentos efetuados. Durante a consulta, implantes, coroas, pontes ou próteses fixas sobre dentes ou implantes, bem como restaurações, aparelhos ortodônticos e desvitalizações são avaliados de forma a diagnosticar precocemente qualquer complicação. Todos os procedimentos preventivos e terapêuticos realizados durante estas consultas contribuem para a longevidade destes tratamentos.
Destartarização
Tratamento que consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultrassons, tendo como objetivo a eliminação dos fatores responsáveis pela maioria dos problemas gengivais e dentários.
Aplicação de Flúor
Procedimento utilizado para prevenção de cáries e redução da sensibilidade dentária, no qual é aplicado nas superfícies dos dentes um gel com uma concentração elevada de flúor. Este composto químico atua sobre o esmalte dentário remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura.
Aplicação de Selantes
Tratamento para prevenção de cáries, no qual é aplicada uma resina fluida nas superfícies mastigatórias dos dentes, e que após a fotopolimerização (incidência de uma luz azul led) endurece, formando uma superfície mais lisa e fácil de higienizar.