Terapia da Fala e a Medicina Dentária
A Motricidade orofacial é a especialidade da Terapia da Fala que trata as disfunções neuromusculares das estruturas oral e facial, relacionadas com as funções estomatognáticas: Respiração, Mastigação, Deglutição, Sucção, Voz e Fala. Estas disfunções estão na base de muitas alterações da oclusão dentária.
Os hábitos orais nocivos, a respiração oral, bem como as alterações das funções da mastigação e deglutição, desencadeiam situações de flacidez e/ou rigidez muscular, movimentos e forças incorretas da língua e dos lábios, que levam a alterações estruturais importantes.
O Terapeuta da Fala tem um papel fundamental na prevenção e na intervenção, em áreas relacionadas com as especialidades de Medicina Dentária, em particular com a Odontopediatria, Ortodontia, e Implantologia, pois visa estabelecer o equilíbrio muscular das estruturas e adequar as forças intra-orais, com o objectivo de prevenir maloclusões dentárias, reduzir tempos de intervenção, evitar retrocessos nos tratamentos e favorecer adaptações musculares e funcionais à colocação de proteses promovendo o bem estar desejado.
Assim, após ser realizada uma avaliação das estruturas e funções orofaciais e estabelecido o plano terapêutico em articulação com o médico dentista, são aplicadas, na reabilitação, técnicas de terapia Miofuncional e Mioterapia, que asseguram a estabilidade final do tratamento dentário e sua manutenção.
RESPIRAÇÃO
O modo de respiração oral na criança, por obstrução nasal crónica, pode ter várias causas e está relacionada com alterações da oclusão dentária (mordida aberta, mordida cruzada, desalinhamento da arcada dentária) e alterações do desenvolvimento muscular e crescimento ósseo da face, particularmente a maxila e mandíbula. Tal como na criança, também o adulto com alteração do modo respiratório, pode ter as funções da mastigação, deglutição, voz e articulação comprometidas.
MASTIGAÇÃO
A função da mastigação relaciona-se com a dinâmica da ATM (articulação temporomandibular) e constitui a função mais importante do sistema estomatognático. A idade, sexo, tipo de alimentação, tipo facial, tipo de mordida e tipo de oclusão, conservação de dentes, próteses e implantes , são fatores que condicionam a eficácia da mastigação. Quando a mastigação está alterada podemos observar o predomínio de uma mastigação anterior, unilateral e/ou vertical que contribui para o desequilíbrio muscular e conduz a disfunções orais.
DEGLUTIÇÃO
A deglutição, tal como a mastigação, é uma função complexa que exige uma coordenação neuromotora. O padrão da deglutição considerado alterado é, na crianças e no adulto, uma das principais causa das maloclusões dentárias ou um fator de manutenção das mesmas. Esta alteração pode estar associada a movimentos incorretos da língua
SUCÇÃO
A sucção ao peito é um exercício importante para o crescimento adequado das estruturas ósseas e musculares da face do bebé que constituem o sistema estomatognático responsável pelas funções da respiração, deglutição, mastigação, voz e articulação. As consequências dos distúrbios da sucção podem resultar em malformações dentárias e/ou esqueléticas, dependendo da frequência, duração e intensidade dos mesmos.
FONOARTICULAÇÃO
É uma função que se relaciona com a maturação muscular orofacial e com as funções da respiração, mastigação, deglutição e sucção. A sua alteração pode estar associada a diversas situações: história de dificuldades na amamentação, respiração oral, deglutição atípica, maloclusões , malformações, freio lingual curto, alterações auditivas , emocionais entre outras.