IMUNOALERGOLOGIA – Um Sorriso para a vida

IMUNOALERGOLOGIA

A CUIDAR DESDE 1997

IMUNOALERGOLOGIA

As doenças alérgicas são na sua grande maioria doenças crónicas,cada vez mais frequentes a nível mundial. Este fenómeno deve-se a múltiplos factores, como a poluição ambiental, o aumento de substâncias alergizantes nos alimentos, na água, e em contacto com a nossa pele, sendo indiscutível também o papel da hereditariedade.
Faz pois cada vez mais sentido a existência de uma especialidade médica da natureza da Imunoalergologia, que aborda de uma forma transversal todos os grupos etários, pediátricos e adultos, centralizando a gestão de todas as manifestações da doença alérgica em cada doente e oferecendo-lhe uma qualidade de vida significativamente melhor.
Em Portugal, a Imunoalergologia foi reconhecida como especialidade médica em 1984 e desde então tem vindo a verificar-se um aumento da procura de assistência por parte da população, cada vez mais alerta e exigente relativamente à possibilidade de solução dos seus problemas por médicos especializados nesta área.
De entre as principais manifestações de doença alérgica destacam-se a asma brônquica, rinite,sinusite, conjuntivite alérgica, eczema, urticária, alergia a medicamentos,alergia a alimentos e alergia ao veneno de vespa ou de abelha.
Na sua prática clínica diária o Imunoalergologista usa diversas técnicas específicas daImunoalergologia, particularmente os testes cutâneos (para alergénios inalados, como os ácaros do pó, pêlos de animais, fungos da humidade, pólenes de ervas ou de árvores, alimentos, etc.). Estes testes podem ser realizados logo a partir dos primeiros meses de vida, devendo ser repetidos em cada doente sempre que tal se justifique.
Relativamente às várias possibilidades terapêuticas actualmente disponíveis, destaca-se a imunoterapia específica alergénica, vulgarmente conhecida como "vacinas alergénicas", que pode ser administrada quer por via injectável quer por via sublingual, esta última vantajosa por exemplo nos grupos etários pediátricos.
Uma outra vertente igualmente importante prende-se com a adopção, sempre que possível, de medidas preventivas de desenvolvimento de doença alérgica, atendendo ao conhecimento de factores de risco genéticos e ambientais das doenças alérgicas.

Fale com a nossa Equipa ! Ligue (+351) 21 757 8991


CONTACTE-NOS, DEIXE AS SUAS QUESTÕES, AGENDE A SUA CONSULTA!
 
© 2017 Oroface - Especialidades Médicas de Cabeça e Pescoço | Lisboa - Portugal