Sáude Oral na Gravidez
O acompanhamento odontopediátrico durante as 40 semanas da gravidez é essencial, numa fase onde os cuidados devem ser redobrados, contemplando acompanhamento antes, durante e após a gestação.
Durante a gravidez ocorrem alterações ao nível hormonal e do PH da saliva. Estas variações podem levar á degradação da saúde oral das pacientes, pois diminuem a proteção natural dos dentes, deixando a gengiva inflamada e vulnerável a infeções. Se não forem controlados e tratados, estes quadros podem evoluir para doenças orais mais graves, como a Periodontite. Durante a gravidez é seguro para a Mãe e para o Bébé tratar lesões de cárie ou outras situações de infecção ou inflamação. Não esquecer que tudo é transmitido ao bebe inclusive bactérias, aumentando o risco de Complicações durante a gestação.
Na Oroface Clínica, estas consultas também têm uma componente pedagógica relativa às técnicas, cuidados e alimentação a serem tidos em conta pelas pacientes. Se a alimentação não for equilibrada nesta fase, pode também aumentar o risco de cárie.