MEDICINA ESTÉTICA
Medicina Estética
A Medicina Estética é uma especialidade cujo objetivo é melhorar e corrigir, mediante tratamentos, alterações da pele não provenientes de doença, como rugas, manchas e cicatrizes.
A finalidade da Medicina Estética é tornar o aspeto externo mais agradável e atrativo.
Estes tratamentos são realizados por profissionais experientes, com conhecimento profundo da anatomia e fisiopatologia da pele.
Algumas das áreas de especialização da Medicina Estética são a aplicação de toxina botulínica, a aplicação de fillers (ácido hialurónico), os peelings químicos (glicólico, despigmentante, TCA, fenol) e outros tratamentos.
PEELING
PEELING
O que é o peeling?
A mistura dos agentes a utilizar depende do problema a tratar (rugas, marcas de acne…), da sua localização (testa, zona peribucal…) e da cor e tipo de pele (oleosa ou seca). Pode efetuar-se em qualquer pessoa independentemente da idade e da cor de pele.
Para que serve o peeling ?
O protocolo varia conforme a situação clínica mas pode ser repetido as vezes necessárias com um intervalo de pelo menos 1 mês. Se nas foliculites pode bastar um, para as marcas de acne podem ser necessários vários.
Como fazemos o peeling?
É um procedimento seguro que se realiza em consultório, sem sedação nem analgesia e tem um protocolo simples. O paciente sai da clínica como entrou, podendo apenas ter a pele mais ruborizada. Nos casos de marcas de acne pode ser necessário utilizar um protocolo mais «agressivo» por exemplo através da combinação com microdermoabrasão.
A pele começa a descamar pelo 2º dia e, geralmente, ao final de quatro-cinco dias, a sua renovação está concluída. No caso das marcas de acne podem ser necessários mais dois ou 3 dias.
FILLERS
FILLERS
O que são os fillers?
Por isso têm indicações e técnicas de aplicação diferentes.
Os fillers podem ser usados na face (incluindo os lábios) e em diversas parte do corpo, designadamente no pescoço, decote e maõs.
Como funcionam os fillers?
A técnica de aplicação é muito importante para que não existam distorções da imagem facial e para que os resultados sejam naturais. Alguns fillers proporcionam resultado imediato enquanto que outros, os chamados bioestimuladores, necessitam de algum tempo para que os benefícios se observem por completo. É possível utilizá-los de forma combinada num mesmo tratamento.
Como aplicamos os fillers?
Os diferentes preenchimentos existentes requerem técnicas distintas. Contudo, a sua aplicação demora cerca de meia hora, não é dolorosa e não implica alteração da vida quotidiana. Trata-se quase sempre de um tratamento «express», realizado à hora de almoço.
Raramente é necessária uma pequena anestesia local pois utilizamos técnicas minimamente invasivas que permitem que os fillers sejam comodamente aplicados no plano desejado dos tecidos e fiquem naturalmente integrados nos mesmos.
BIOESTIMULAÇÃO
BIOESTIMULAÇÃO
Para que serve a bioestimulação?
Os resultados da bioestimulação são progressivos sendo que o aspecto, a textura e o tónus da pele melhoram e o brilho, a luminosidade e o efeito tensor surgem naturalmente ao longo das semanas seguintes ao tratamento. A bioestimulação também é útil no tratamento de estrias e em certos casos de acne não complicados.
Os factores de crescimento plasmáticos usam-se em medicina há muito tempo e o seu campo de atuação é imenso e não para de aumentar. Praticamente não tem contra-indicações e o facto de não se usarem produtos «estranhos» ao organismo torna a bioestimulação absolutamente segura.
Como fazemos a bioestimulação?
Mais do que um tratamento a bioestimulação é uma «aposta no futuro» pela capacidade preventiva e lentificadora do processo de envelhecimento que possui. O efeito dos fatores de crescimento plasmático vai fazer-se sentir ao nível dos tecidos de todas as camadas da pele favorecendo as atividades biológicas normais bem como ativando e potenciando as funções reparadoras celulares.
A bioestimulação pode ser feita por homens e mulheres de qualquer idade principalmente quando os sinais de envelhecimento não estão «muito instalados»
TOXINA BOTULÍNICA / BOTOX
TOXINAS
O que é o Botox?
Em medicina estética o botox destina-se ao tratamento de rugas. O seu efeito observa-se a partir do 3º dia, é máximo cerca das 3 semanas e é temporário, durando entre 4 a 6 meses.
Os resultados da toxina botulínica são excelentes e com a repetição das aplicações tornam-se mais duradouros.
O Botox é tóxico?
Os casos descritos a nível mundial de complicações graves após aplicação de toxina botulínica ocorreram devido à aplicação de produtos não aprovados e/ou por pessoas sem a devida qualificação.
Como utilizamos o Botox?
Efetuamos a aplicação de botox em toda a face e pescoço pois muito mais do que a simples melhoria das rugas pretendemos que a longo prazo os músculos depressores do rosto fiquem menos contraídos evitando que os tecidos faciais sejam «puxados para baixo». É por isso que a toxina botulínica acaba por ter um efeito preventivo do envelhecimento, designadamente da formação de rugas e da flacidez.