Embora não seja uma doença, o mau hálito pode indicar que existe algum problema de saúde por resolver. Em alguns casos, esse problema pode não ser da boca.
Já ouviu falar em halitose? Talvez não, mas sabe certamente o que é mau hálito. Pois saiba que estes dois termos são sinónimos. A halitose consiste numa alteração anormal do hálito, que se torna desagradável. Esporadicamente, ao acordar, pode existir mau hálito, sem que se considere patológico. No entanto, se o problema for persistente ou muito frequente convém investigar.
Causas principais
Na maior parte dos casos, a halitose está relacionada com a formação e acumulação de uma placa bacteriana, como acontece com língua saburrosa, cáries ou doença periodontal (gengivite ou periodontite). O mau hálito também pode estar associado a patologia do aparelho digestivo ou a alguns hábitos como tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.
Embora a halitose seja igual nos adultos e crianças, as causas mais frequentes podem ser diferentes. Além das causas associadas à boca, nas crianças as razões mais comuns para a halitose incluem:
Nos adultos também existem outras causas para a halitose que nada têm a ver com a boca:
Fatores de risco
Existem alguns comportamentos que podem potenciar o aparecimento do mau hálito, entre os quais:
O que pode acontecer na sua boca quando sofre de mau hálito?
Como lidar com o mau hálito
Para prevenir ou resolver o mau hálito, há uma serie de conselhos que pode seguir:
Atenção!
Mastigar pastilhas não é solução. Embora contribua para aumentar a salivação, apenas melhora temporariamente o hálito, mas não combate a causa.
Sabia que…
Numa pessoa com diabetes mal controlada, o mau hálito (hálito cetónico, semelhante ao da fruta estragada) deve-se à produção de corpos cetónicos pelo organismo por causa da baixa de glicose (hipoglicemia).
Fonte: www.saudecuf.pt