Devemos ou não extrair os dentes do siso? – Um Sorriso para a vida

Devemos ou não extrair os dentes do siso?

São muitos os pacientes que têm dúvidas sobre os dentes do siso e que têm receio de os extrair. Esta extração nem sempre é necessária pois podem encontrar-se sãos e em posição correta.

Temos 4 dentes do siso, 2 inferiores e 2 superiores e são os últimos dentes a crescer, posicionando-se no final de cada arcada dentária.

Normalmente os problemas ocorrem durante a sua erupção e estão associados ao seu crescimento parcial ou a uma inclusão total na gengiva ou no osso. Esta pode provocar uma inflamação dos tecidos moles circundantes e por consequência uma dor incómoda que quando não tratada pode evoluir para problemas de maior gravidade. Nestes casos, por estarem mal posicionados, a sua escovagem e higienização tornam-se mais difíceis, o que os torna mais suscetíveis ao aparecimento de cáries.

Sintomas como dor de cabeça ou enxaquecas, dores nos maxilares, dor de ouvidos e claro, aquela moinha desconfortável na zona circundante dos sisos são alguns dos sinais que deve ter em atenção e que o devem levar a marcar consulta com o seu dentista.

É o pós-operatório que assusta maior parte dos pacientes, mas se for um caso de extração normal, a recuperação é semelhante à de qualquer dente. É uma recuperação rápida e que exige alguns cuidados nomeadamente com a alimentação. Devemos evitar alimentos quentes e duros e optar por alimentos frios e de fácil mastigação como por exemplo gelatina, iogurtes entre outros para ajudar na cicatrização.