Qual a melhor forma de cuidar dos meus dentes em adulto? – Um Sorriso para a vida

Qual a melhor forma de cuidar dos meus dentes em adulto?

A chave para manter um sorriso brilhante e saudável ao longo da vida adulta é praticar uma correta higiene oral. Até os adultos podem ter cáries dentárias, assim como doenças gengivais, que podem conduzir a problemas mais sérios. Ao longo da sua vida adulta, é importante continuar a:

  • Escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta dentífrica fluoretada para remover a placa bacteriana – a película que se forma nos seus dentes e que é a principal causa de cáries dentárias.
  • Usar o fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e abaixo da linha gengival, antes que se transforme em tártaro. Depois do tártaro estar formado, apenas pode ser removido através de uma destartarização.
  • Limite a ingestão de alimentos açucarados ou com hidratos de carbono, especialmente alimentos muito adesivos aos dentes. Quanto mais lanches fizer entre as refeições, maior probabilidade você dá aos ácidos da placa bacteriana de atacar o esmalte dos seus dentes.
  • Visite o seu dentista para consultas de rotina e destartarização.

Mesmo que escove e use o fio dentário regularmente, pode ter de enfrentar alguns assuntos de saúde oral durante a idade adulta. Felizmente, o seu dentista pode ajudá-lo a enfrentar estes desafios com bastante sucesso.

As doenças gengivais iniciam-se com a gengivite que é reversível. Os sintomas da gengivite incluem a gengiva avermelhada, inchada ou edemaciada com tendência para sangrar quando escova os dentes. Se você verificar alguns destes sinais, visite o seu dentista antes que se desenvolvam problemas mais sérios. Um estado mais avançado de doença gengival pode conduzir à perda dentária.

A saúde das suas gengivas também pode afetar o estado geral da sua saúde. Estudos mais recentes mostraram uma possível relação entre a periodontite (uma doença gengival) e outras doenças, como a diabetes, doenças cardíacas e uma possível relação com nascimentos prematuros. Para prevenir o início da doença gengival, escove os dentes duas vezes ao dia, use o fio dentário diariamente e visite o seu dentista de 6 em 6 meses.

A sensibilidade dentária pode ser um problema crescente à medida que se envelhece. As suas gengivas podem sofrer recessões ao longo dos anos devido a experiências anteriores com a doença periodontal, expondo áreas dos dentes que não estão protegidas pelo esmalte. Estas áreas são particularmente sensíveis à dor pela ingestão de alimentos ou bebidas frias ou quentes.

As coroas dentárias (prótese fixa) são usadas para reforçar os dentes muito danificados. Uma coroa cobre totalmente o dente destruído. Além de reforçar o dente destruído, uma coroa pode ser usada para melhorar a aparência, a forma ou o alinhamento dentário. Os implantes ou as pontes são usadas para substituir os dentes em falta. Os implantes dentários substituem um ou mais dentes ou são usados para suportarem próteses totais ou parciais. Consulte o seu dentista para saber se os implantes dentários são a melhor solução para si. As pontes são usadas, normalmente, para substituir um ou mais dentes em falta. Estas ocupam o espaço onde os dentes faltam. As pontes são cimentadas no próprio dente ou no implante que rodeia o espaço livre.