Os 7 alimentos que mais provocam reações alérgicas – Um Sorriso para a vida

Os 7 alimentos que mais provocam reações alérgicas

Quando o nosso sistema imunitário (o escudo de defesa do organismo contra vírus e bactérias) confunde um alimento (ou vários) com uma ameaça à nossa saúde, dá-se uma reação alérgica. Esta pode ocorrer em apenas alguns minutos ou até duas horas após a ingestão, inalação ou contacto da pele com o alimento.

 

Os sintomas mais comuns incluem:

  • erupção cutânea
  • comichão
  • olhos lacrimejantes
  • espirros
  • inchaço dos lábios, língua ou garganta

 

Nos casos mais graves pode ocorrer anafilaxia, que se manifesta por dificuldade respiratória, descida da pressão arterial e até perda de consciência. Este é um quadro grave, que pode ser fatal se não for tratado imediatamente.

 

Estas reações alérgicas podem acontecer em qualquer idade e é até possível surgir uma alergia já em adulto, a um alimento que toda a vida se ingeriu sem qualquer problema.

 

Qualquer alimento pode provocar uma reação alérgica, mas 90% dos casos acontecem após a ingestão de:

  1. Leite
  2. Ovo
  3. Marisco
  4. Peixe
  5. Amendoim e frutos secos
  6. Cereais com glúten: trigo, centeio, cevada
  7. Soja

Se suspeita que pode sofrer de alergia a algum dos alimentos mencionados ou outros, deverá aconselhar-se junto do seu médico assistente ou de um médico especialista em doenças alérgicas.

Um diagnóstico correto permitirá que adapte a dieta às suas necessidades alimentares, eliminando os alergénios alimentares, e evitando reações alérgicas.