Quando o nosso sistema imunitário (o escudo de defesa do organismo contra vírus e bactérias) confunde um alimento (ou vários) com uma ameaça à nossa saúde, dá-se uma reação alérgica. Esta pode ocorrer em apenas alguns minutos ou até duas horas após a ingestão, inalação ou contacto da pele com o alimento.
Os sintomas mais comuns incluem:
Nos casos mais graves pode ocorrer anafilaxia, que se manifesta por dificuldade respiratória, descida da pressão arterial e até perda de consciência. Este é um quadro grave, que pode ser fatal se não for tratado imediatamente.
Estas reações alérgicas podem acontecer em qualquer idade e é até possível surgir uma alergia já em adulto, a um alimento que toda a vida se ingeriu sem qualquer problema.
Qualquer alimento pode provocar uma reação alérgica, mas 90% dos casos acontecem após a ingestão de:
Se suspeita que pode sofrer de alergia a algum dos alimentos mencionados ou outros, deverá aconselhar-se junto do seu médico assistente ou de um médico especialista em doenças alérgicas.
Um diagnóstico correto permitirá que adapte a dieta às suas necessidades alimentares, eliminando os alergénios alimentares, e evitando reações alérgicas.