Como funciona a Sedação Consciente? – Um Sorriso para a vida

Como funciona a Sedação Consciente?

Muitos dentistas não visitam o dentista com a devida regularidade porque sentem medo e ficam stressados com os procedimentos clínicos. Conhecendo a importância da prevenção e do acompanhamento médico para a saúde oral, a Medicina Dentária aproveitou o avanço tecnológico para oferecer uma nova solução que promete facilitar as idas ao dentista a milhares de pessoas – a Sedação Consciente.

 

O que é?

A sedação consciente é uma técnica que permite reduzir o medo, a ansiedade e até o reflexo de vómito que muitos pacientes sentem durante durante as consultas de Medicina Dentária. Recorrendo à inalação de um gás (normalmente formado por por protóxido de azoto e oxigénio), esta prática garante, ainda, que as pessoas se mantêm acordadas e cooperantes, assegurando que o tratamento dentário decorre normalmente e em perfeitas condições de segurança.

 

Como funciona?

Quando é necessário aplicar anestesia por injeção, a sedação consciente não a substitui. No entanto, deixa o Paciente mais relaxado para o tratamento e, uma vez que é utilizada em primeiro lugar, faz com que seja mais fácil receber esta anestesia, de seguida.

De um modo simples, para além do efeito analgésico (que reduz a perceção de dor), esta técnica funciona através de outros dois efeitos: o ansiolítico e o amnésico. O primeiro é o que contribui para a diminuição da ansiedade do Paciente, facilitando o seu tratamento, e o segundo permite que alguns momentos da consulta não sejam recordados, diminuindo o stress no futuro.

 

Quais são as principais vantagens?

Embora tenha a limitação de apenas funcionar por inalação (não sendo possível utilizar este procedimento se o nariz do Paciente estiver obstruído), a sedação consciente apresenta várias vantagens:

 

– Pode ser usada em várias áreas

Já utilizada em meio hospitalar há muitos anos, esta solução pode ser usada em quase todos os procedimentos clínicos da Medicina Dentária.

 

– Efeito   rápido

Normalmente, o efeito tem o seu pico máximo logo 3 minutos depois da inalação.

 

– Controlável

O médico pode alterar o nível de sedação a qualquer altura.

 

– Baixo período de recuperação

Habitualmente, bastam cerca de 10 minutos para que o Paciente recupere.

 

– Mais simples do que a anestesia  geral

É um procedimento fácil, seguro e com um risco menor para o Paciente, que se mantém consciente durante o processo.

 

– Barato

Não representa um custo significativo.

 

Depois do tratamento, apenas o seu mé- dico dentista poderá avaliar o seu estado de recuperação. Ainda assim, geralmente, a sedação consciente não requer nenhum cuidado especial e o Paciente volta ao estado normal imediatamente após a consulta, podendo aproveitar o resto do seu dia com normalidade.